3 de dezembro de 2024
A vacinação de gestantes no Brasil é obrigatória?
Hoje nossos especialistas em imunizações para gestantes resolveram responder uma questão que pode passar pela cabeça de algumas futuras mamães. Afinal de contas, a gestante se vacinar é uma obrigação?
No Brasil, não há obrigatoriedade legal para a vacinação de gestantes, mas a imunização é fortemente recomendada pelas autoridades de saúde e pela legislação vigente como uma medida essencial para proteger a saúde da mãe e do bebê. Por isso que sempre dizemos que é um ato de quem já ama e cuida.
A Lei nº 6.259/1975, que dispõe sobre a vigilância epidemiológica e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), destaca a importância da vacinação como política pública prioritária, mas não impõe penalidades legais para quem optar por não se vacinar. Ou seja, gestantes que não se vacinaram não responderão legalmente pela escolha. Contudo, é responsabilidade governamental disponibilizar as vacinas recomendadas para gestantes, reforçando o direito à saúde e à prevenção. Da mesma forma, a gestante pode optar por buscar os imunizantes recomendados na gravidez na rede privada, inclusive comparando as opções e melhores opções ofertadas em cada caso.
Recomendações Médicas e Benefícios da Imunização na Gestação
As gestantes são orientadas a seguir um calendário vacinal específico para proteger contra doenças graves que podem afetar tanto a mãe quanto o bebê. Entre as vacinas recomendadas durante a gravidez, estão:- Influenza (gripe): reduz o risco de complicações respiratórias, que podem ser mais graves durante a gestação.
- dTpa (tríplice bacteriana acelular): protege contra difteria, tétano e coqueluche, especialmente importante para a proteção do recém-nascido.
- Hepatite B: previne a transmissão vertical da doença para o bebê.
- Covid-19: reforçada pelas recomendações da OMS e do Ministério da Saúde para gestantes como grupo prioritário.
Vacinação na Gestação: um Ato de Amor, Não Uma Obrigação
Embora não seja uma imposição legal, a vacinação da gestante deve ser discutida com o médico responsável pelo acompanhamento pré-natal. É dever dos profissionais de saúde fornecer informações claras sobre os benefícios, segurança e possíveis riscos das vacinas, respeitando a autonomia da gestante em decidir sobre sua saúde e a do bebê. Então, apesar da vacinação de gestantes no Brasil não ser obrigatória, ela se torna imprescindível para futuras mamães que desejam passar por uma gravidez sem intercorrências e garantir uma proteção fundamental para o recém-nascido. A imunização na gestação é um gesto de cuidado que protege a saúde materna e infantil, alinhando-se ao princípio constitucional do direito à saúde para todos.A Nina Saúde Não Mede Esforços Para Educar e Levar Saúde e Proteção Para as Gestantes em Vários locais no Brasil
A Nina Saúde é a empresa número um da gestante imunizada! Isso porque temos uma ampla disponibilidade de horários para que você agende a visita da nossa equipe 100% humanizada altamente treinada e capacitada para atender futuras mamães. Oferecemos vacinas para gestantes em Vitória e Colatina sem cobrar taxas de deslocamento e com valores inferiores aos dos nossos concorrentes. E isso não é privilégio das gestantes capixabas. Oferecemos este mesmo conceito de economia e comodidade oferecendo as vacinas para gestantes em Goiânia. Agendamos a sua vacinação domiciliar inclusive aos finais de semana. Muitas de nossas clientes aproveitam estas datas por serem mais tranquilas e é o que acontece bastante com a vacinação para gestantes em Florianópolis que nos recomendaram tanto até levarmos nosso jeitinho Nina de vacinação de gestantes em Maringá. A Nina também está disponível para famílias do Distrito Federal com uma ampla gama de imunizantes para gestantes de Brasília com o mesmo carinho e dedicação que nos transformaram na empresa de vacinação domiciliar que mais cresce no Brasil! Só falta você chamar a Nina e garantir uma gestação imunizada e tranquila! Revisado por Dr. Bil Randerson Bassetti CRM-ES 10.268 / RQE-ES 8336 CRM-GO 30.713 / CRM-SC 36.916Assine nossa Newsletter
Qual é o benefício de cada vacina recomendada na gestação?
10 de dezembro de 2024
Leia mais
Existem Restrições Vacinais para Bebês Prematuros ou em UTI Neonatal?
29 de novembro de 2024
Leia mais
Pneumo 20: Uma Proteção Ampliada Para o Futuro do Seu Filho
26 de novembro de 2024
Leia mais
Por que a gestante deve se imunizar com a DTpa?
14 de novembro de 2024
Leia mais
Atendimento via Whatsapp