
30 de maio de 2023
A Caxumba é considerada uma infecção viral aguda e contagiosa causada pelo vírus Paramyxovirus e transmitida por meio do contato via aérea com pessoas infectadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, esta infecção pode atingir os tecidos nervosos e glândulas do corpo humano, sendo conhecida também como Papeira ou Parotidite infecciosa. Além disso, seu surgimento é mais comum nas glândulas salivares.
Os principais sintomas que os pacientes portadores desta infecção apresentam é o aumento das glândulas produtoras de saliva, além de febre, dor de cabeça, fadiga e dor ao mastigar e engolir.
É muito comum observar nos portadores de caxumba um inchaço na região das bochechas bem característico da infecção.
É fundamental que você procure um médico assim que identificar os sintomas, pois somente por meio de uma avaliação clínica podemos confirmar de fato a infecção.
O tratamento da Caxumba acaba sendo feito pelo próprio corpo, visto que esta é uma infecção de transmissão aérea. Desse modo, faz-se necessário controlar apenas os sintomas de febre e fadiga com medicamentos próprios.
Para prevenir o surgimento de Caxumba, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a Tríplice Viral que já previne também contra rubéola e sarampo.
Além disso, também é possível receber a dose Tetra Viral que combate a catapora.
É válido lembrar que o ser humano está imune à doença durante toda a vida, uma vez infectado pela caxumba.
Aqui na Nina Saúde você encontra as vacinas Tríplice e Tetra Viral, podendo ser vacinado sem sair do conforto de sua casa!
Clique aqui e agende agora sua vacinação.
Assine nossa Newsletter
Vacina contra HPV: O Que Impede a Ampla Adesão no Brasil?
23 de outubro de 2025
Leia mais
Essas vacinas precisam chegar no braço dos nossos adolescentes
21 de outubro de 2025
Leia mais
A vacina contra o câncer já existe, mas a maioria das mulheres desconhece isso!
16 de outubro de 2025
Leia mais
Mulher vacinada também faz parte do outubro rosa!
15 de outubro de 2025
Leia mais
Atendimento via Whatsapp
