4 de setembro de 2025
A prevenção de doenças cardiovasculares tradicionalmente se apoia em três pilares: controle da hipertensão, do colesterol e do diabetes. Hoje, há um consenso crescente de que a vacinação também merece esse status, consolidando-se como o quarto pilar da prevenção cardiovascular, conforme recomendação da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) e um estudo de ampla repercussão que confirmou: vacinar pacientes logo após um infarto diminuiu em 41% a mortalidade cardiovascular.
Uma vez que infecções virais comuns, como gripe, Covid-19 e pneumococo, provocam respostas inflamatórias intensas no organismo aumentando o esforço cardíaco, a formação de coágulos e a instabilidade de placas nas artérias. Esses efeitos elevam o risco de infarto e AVC.
Fique conosco até o final para entender como o ato de vacinar-se reduz drasticamente esses riscos, atuando não só na prevenção da infecção, mas também na proteção direta do sistema cardiovascular.
Vacina da gripe: reduz em até 60% o risco de infecção e está associada a uma queda de 30% em eventos cardiovasculares graves.
Covid-19: em pacientes com doenças cardíacas, a vacinação pode diminuir o risco de infarto, arritmias e insuficiência cardíaca em até 43%.
Pneumococo: vacinas contra esse agente reduzem em 10% o risco de problemas cardiovasculares.
Herpes-zóster: vacina altamente eficaz na prevenção da doença e associada a redução de mais de 50% de eventos cardíacos.
HPV: além de prevenir cânceres, a vacina reduz a chance de infarto e AVC, normalizando os riscos em pessoas infectadas.
Apesar dos benefícios tangíveis, a adesão às vacinas, mesmo as gratuitas oferecidas pelo SUS, continua abaixo do ideal, com cobertura baixa para influenza e pneumococo. O cenário piorou após a pandemia de Covid-19.
Com base na nova visão da ESC, a vacinação se torna tão essencial quanto o controle de fatores tradicionais de risco. Vacinas como contra gripe, pneumococo, Covid‑19, herpes-zóster, VSR e HPV devem compor as estratégias de prevenção, especialmente em pacientes com histórico cardíaco ou doenças crônicas.
Mantenha seu calendário vacinal em dia, especialmente se você tem histórico cardíaco ou outras comorbidades.
Agende sua vacinação diretamente em casa, com a comodidade e segurança que a Nina Saúde oferece.
Aproveite todas as oportunidades para vacinar-se, incluindo aquelas que não pareceriam relacionadas ao coração, mas que, de fato, fazem toda a diferença.
Considerar a vacinação como o quarto pilar da prevenção cardiovascular é um passo revolucionário para a saúde geral. Esse entendimento amplia nossa capacidade de proteger o coração, além de reforçar a importância das práticas preventivas tradicionais, que se alinha ao propósito da Nina Saúde: levar cuidado, proteção e atenção até o seu lar.
Assine nossa Newsletter
Um século de vacinação em um artigo: a proteção que mudou a história da humanidade
3 de setembro de 2025
Leia mais
Uma vacina universal contra o câncer? A ciência está mais perto do que nunca
28 de agosto de 2025
Leia mais
Esse é o gatilho para desenvolver o Herpes Zoster (mas tem vacina!)
27 de agosto de 2025
Leia mais
O que diabéticos precisam saber sobre vacinação contra o influenza
21 de agosto de 2025
Leia mais
Atendimento via Whatsapp