vacas alinhadas prestes a receber vacina

Vacas e a primeira vacina: Qual a relação?

Tão importante para a manutenção da vida, as vacinas estão entre nós há mais de 200 anos! Mas você sabe como surgiu a primeira vacina da história? Vem conferir!

 

A relação

Responsáveis por erradicar doenças que antes eram tão mortais, essa invenção mudou a vida da humanidade e, desde então, proporcionou uma imensa qualidade de vida para os seres humanos.

Desenvolvida pelo médico britânico Edward Jenner, a primeira vacina da história surgiu em 1796 como imunizante para a varíola, doença que veio a ser erradicada em todo o planeta em 1980.

Então, em sua descoberta, Jenner observou que os ordenhadores de vaca não pegavam a varíola convencional, por já estarem infectados com a forma animal do vírus. 

A partir disso, Edward Jenner realizou o experimento de infectar um garoto saudável com o vírus presente nos animais.  Tempo depois, ele observou que ao ter contato com a forma humana da doença, o garoto não era infectado.

Assim, com essa descoberta, Edward Jenner ficou conhecido na história como pai da vacina! Interessante, né? Assim observamos com informação de fato muda vidas! 

 

Vacina no Brasil

No Brasil, a primeira vacina aplicada na população foi justamente contra a varíola, em meados de 1800. Desde então, o Brasil se tornou uma grande referência na aplicação de vacinas, criando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1973.

Gostou de conhecer um pouco sobre a história da vacina? Continue nos acompanhando em nossas redes para mais informações como esta!

Ah, não deixe de conferir também mais detalhes sobre como vacinar sua família sem sair de casa clicando aqui.

Nós da Nina Saúde prezamos sempre pela sua saúde e de sua família.

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress