O que não te contaram sobre: vacina da coqueluche em gestantes

23 de setembro de 2025

O que não te contaram sobre: vacina da coqueluche em gestantes

A vacinação durante a gestação é um tema cada vez mais discutido. O calendário de vacinação da gestante gera bastante dúvida sobre como segui-lo corretamente  quando se trata da vacina contra a coqueluche. A vacinação de gestantes é uma estratégia importante para a proteção tanto da mãe quanto do bebê, e a vacina da coqueluche desempenha um papel fundamental nesse processo. Fique conosco até o final, pois nossos especialistas em imunização de gestantes vão te informar sobre tudo o que precisa saber sobre a importância dessa imunização e como ela pode salvar vidas.

O que é a coqueluche e como ela afeta os bebês


A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis. Embora os adultos possam sofrer sintomas leves, a coqueluche é especialmente perigosa para bebês com menos de 6 meses. Para os recém-nascidos, a doença pode se tornar fatal devido à dificuldade respiratória grave que ela provoca.


Um aspecto essencial da imunização contra a coqueluche em gestantes é o conceito da "estratégia casulo" que já foi abordada neste blog em outas ocasiões: ao vacinar a mãe durante a gestação, entre a 27ª e a 36ª semana, anticorpos são produzidos e transferidos para o feto. Esse processo oferece ao bebê uma proteção inicial contra a coqueluche, antes que ele possa ser vacinado após o nascimento. Dessa forma, a vacina da gestante cria uma camada de defesa que protege o bebê até a realização de suas próprias vacinas.

A importância da vacinação de gestantes para a saúde coletiva


A vacina contra a coqueluche na gestação é uma medida de saúde pública altamente eficaz. Ela é amplamente recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). Além de proteger o bebê, ela também contribui para a redução da propagação da doença na comunidade. Ao vacinar gestantes, conseguimos criar uma barreira de proteção tanto para as mães quanto para os recém-nascidos, diminuindo o risco de surtos de coqueluche.


Mas, uma das principais dúvidas das gestantes é se a vacinação contra a coqueluche pode oferecer riscos à saúde do bebê. Evidentemente, a vacina é segura e não apresenta riscos para o feto – tanto é verdade que entidades nacionais e internacionais são unanimes em sua indicação. As evidências científicas comprovam que a vacinação de gestantes é benéfica tanto para a mãe quanto para o bebê, sem contraindicações. Além da coqueluche, outras vacinas compõem o calendário de vacinação da gestante, como as de difteria e gripe, também são recomendadas durante a gestação para garantir a proteção completa da mãe e do bebê.


Apesar dos benefícios comprovados, muitas gestantes ainda têm receio de se vacinar durante a gravidez. É essencial desmistificar esses medos e esclarecer as informações corretas. A vacinação não só protege a mãe, mas oferece uma defesa extra para o bebê contra uma doença grave e potencialmente fatal, como a coqueluche. A prevenção é o melhor caminho para garantir uma gestação segura e um futuro saudável para o recém-nascido.

Resumo da ópera: proteja-se e proteja seu bebê


Se você está grávida, converse com seu médico sobre a vacina da coqueluche e outras imunizações necessárias durante a gestação. A vacinação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê, costumamos a dizer que esse é um gesto de amor. Pois, 0contribui para um ambiente mais seguro para o seu filho, protegendo-o de doenças graves e oferecendo-lhe a melhor chance de crescimento saudável.


Na Nina Saúde, sabemos da importância da prevenção e oferecemos a vacina da coqueluche diretamente no conforto do seu lar. Nosso serviço de vacinação domiciliar é seguro, prático e eficiente, proporcionando à sua família o cuidado que ela merece. Agende uma visita e conte com a nossa experiência para garantir a saúde de todos.

Atendimento via Whatsapp

whatsapp logo