
9 de maio de 2025
‘Meu primeiro Dia das Mães’: quais consultas o pequeno deve fazer no primeiro aninho?
O primeiro Dia das Mães tem um gosto diferente.
É o começo de uma nova identidade, uma mistura de amor, descobertas e muitas dúvidas. E no meio de tantas novidades, uma pergunta costuma aparecer por aqui: “quais profissionais meu bebê precisa visitar nesse primeiro ano?”
A resposta começa com algo que você já deve saber: o pediatra será o grande parceiro (ou parceira) ao longo dos próximos anos e é por isso que esse profissional deve ser escolhido com muita atenção! Mas também é verdade que cuidar da saúde do bebê vai além das consultas com o pediatra e do calendário de vacinas do bebê.
É aqui que entra a importância de olhar para a saúde do bebê de forma integral — considerando o histórico familiar, o ambiente em que ele vive, o que ele sente e como se desenvolve. Nossa equipe reuniu um combo com as demais especialidades que você mamãe deve levar em conta no primeiro aninho do bebê. Fique até o final e anote cada uma delas na sua agenda!
A agenda do primeiro ano: o que a SBP recomenda
A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que os bebês sejam acompanhados com frequência no primeiro ano de vida. Nos primeiros 30 dias, são feitas até três consultas: com 5, 15 e 30 dias de vida. Depois disso, as consultas passam a ser mensais até o 6º mês, e a cada dois meses no segundo semestre de vida.
Além dessas visitas, o calendário de vacinação de bebês também precisa estar sempre atualizado — especialmente no primeiro ano, quando o sistema imunológico ainda está em formação e o cuidado com a prevenção é fundamental.
Na Nina Saúde, sabemos o quanto vacinar um bebê em casa pode trazer mais tranquilidade para esse momento. Menos estresse, mais conforto — para a mãe e para o bebê.
Mas e além do pediatra? Consultas que também merecem atenção
Com o tempo e a convivência com o bebê, o olhar da mãe vai ficando cada vez mais afiado. E é natural perceber que, mesmo com tudo “dentro do normal”, talvez seja hora de ouvir outras opiniões, de outros especialistas. Afinal, se é possível prevenir, por que esperar o problema aparecer?
Veja abaixo algumas especialidades que podem fazer parte do cuidado no primeiro aninho, mesmo que apenas como check-up:
1. Oftalmologista pediátrico
Apesar do teste do olhinho feito na maternidade, uma avaliação com um oftalmologista pode identificar alterações sutis no desenvolvimento da visão que só um especialista consegue observar.
2. Ortopedista pediátrico
Uma consulta entre os 6 e 12 meses é bastante importante tanto para orientação dos pais, quando pode ajudar a detectar precocemente alterações no quadril ou nas perninhas. Quanto antes o diagnóstico, mais simples e eficaz costuma ser o tratamento.
3. Alergologista e otorrinolaringologista infantil
Se o seu bebê já apresenta sinais de alergia respiratória ou precisa frequentar a escolinha antes do primeiro ano, vale a pena ouvir esses especialistas. Eles podem ajudar na prevenção de infecções recorrentes e melhorar a imunidade da criança.
4. Odontopediatra
A primeira visita deve acontecer assim que o primeiro dentinho nascer. Nessa consulta, você recebe orientações preciosas sobre escovação, alimentação e prevenção de cáries.
5. Nutricionista
Antes da introdução alimentar (aos 6 meses), uma consulta com uma nutricionista pode ajudar você a se sentir mais segura, entender os sinais de prontidão do bebê e planejar uma transição saudável e respeitosa.
A escuta da mãe também é consulta
Mais importante do que seguir uma lista pronta, é confiar na sua percepção. Se algo não parece certo, ou se você quer entender melhor algum aspecto do desenvolvimento do seu filho, procure ajuda. Ouça seu instinto.
Na Nina Saúde, acreditamos que informação de qualidade e acolhimento caminham lado a lado. Por isso, reforçamos: vacinas, consultas de rotina e escuta ativa formam a base de um cuidado real — aquele que olha para o bebê com profundidade e com amor.
Se esse é o seu primeiro Dia das Mães, receba nosso carinho. E se precisar de apoio para manter o calendário de vacinação do bebê em dia, conte com a gente.
Assine nossa Newsletter

Meu bebê completou 2 meses: quais vacinas ele deve tomar?
5 de maio de 2025
Leia mais

O que gestantes precisam saber sobre a vacinação da gripe em 2025
2 de maio de 2025
Leia mais

O sarampo está voltando ao Brasil?
29 de abril de 2025
Leia mais

A vacinação dos bebês é mais que um direito, é uma obrigatoriedade
25 de abril de 2025
Leia mais
Atendimento via Whatsapp
