
13 de abril de 2023
Herpes Zóster: Como nascem os “cobreiros” na pele?
Saiba mais sobre a Herpes Zóster, ou “cobreiro”, trazendo mais segurança e saúde através do conhecimento.
Você já ouviu falar nessa doença?
A Herpes Zóster, ou cobreiro, como é conhecida popularmente, é uma doença que atinge um nervo do corpo, causando lesões (bolhas) na pele.
Dos mesmos criadores da Catapora, ou Varicela, a Herpes Zóster é causada pelo vírus que leva o nome das duas doenças: o varicela-zóster. Mas a relação entre as duas doenças não param por aí. Além de surgirem na pele, uma dá origem à outra.
A catapora é uma doença muito comum em crianças, sendo transmitida no contato pele com pele e acaba evoluindo para a cura espontânea depois de um determinado tempo. Em contrapartida, a Herpes Zóster, nasce da manifestação do vírus varicela-zóster que já estava no organismo da pessoa que teve a manifestação da catapora.
Ou seja, estar curado da catapora não significa necessariamente que o vírus saiu do seu organismo! Isso quer dizer somente que o corpo foi capaz de criar anticorpos suficientes para deixá-lo inativo.
Ademais, está é uma doença bem menos popular que a varicela, se manifestando em apenas cerca de 20% das pessoas que tiveram a catapora. Assim, a ativação desse vírus ocorre muitas vezes quando o sistema imunológico da pessoa não está fortalecido.
Catapora X Herpes Zóster
Diferentemente da varicela, que pode apresentar lesões em várias áreas, a Herpes Zóster se manifesta apenas por um nervo e somente em um lado do corpo, direito ou esquerdo.
O paciente que está com a doença pode sentir coceiras pelo corpo e até febre nos primeiros dias em que a doença se manifesta. A nevralgia, uma forte dor que atinge o nervo no qual a pessoa está infectada, também é um sintoma recorrente.
Geralmente aqueles que apresentam os casos mais leves de Herpes Zóster também ficarão curados naturalmente após alguns dias.
Apesar disso, usar a vacina contra esse vírus é uma atitude recomendável, pois ajuda a evitar as fortes dores causadas pelo vírus e até evitar o surgimento da Varicela.
Aqui na Nina Saúde você encontra a vacina da Herpes Zóster (Shingrix – GSK), indicada para pessoas com mais de 50 anos, e a dose contra Varicela para crianças até 10 anos.
Clique aqui e agende sua vacinação sem sair de casa!
Assine nossa Newsletter

O sarampo está voltando ao Brasil?
29 de abril de 2025
Leia mais

A vacinação dos bebês é mais que um direito, é uma obrigatoriedade
25 de abril de 2025
Leia mais

O bebê vacinou e nem chorou? Agradeça à abelhinha
25 de abril de 2025
Leia mais

Beyfortus protege o bebê por tempo suficiente? Descubra o que dizem os estudos e especialistas
16 de abril de 2025
Leia mais
Atendimento via Whatsapp
