
27 de janeiro de 2026
Manter o calendário de vacinação dos bebês atualizado é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde infantil desde os primeiros dias de vida. Em 2026, o calendário vacinal traz atualizações importantes, com destaque para novas recomendações de vacinas conjugadas, esquemas mais completos e maior personalização da proteção, especialmente no primeiro ano de vida.
A Nina Saúde, especializada em vacinação domiciliar, preparou este guia para ajudar mães, pais e cuidadores a entenderem o que mudou e como garantir uma imunização segura, confortável e eficaz para os bebês.
A maior novidade importante é que em casos de suspeita de imunodeficiência ou uso de medicamentos biológicos pela mãe durante a gestação, a aplicação pode ser adiada ou contraindicada, exigindo avaliação médica individualizada.
Bebês podem receber esquemas de 3 ou 4 doses, especialmente quando a vacina está combinada (penta ou hexavalente) e a primeira dose deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida, garantindo proteção precoce contra a infecção.
Em casos de mães HBsAg positivas, é fundamental a aplicação da imunoglobulina (HBIG) além da vacina.
Uma das principais atualizações reforça a preferência pela vacina acelular (DTPa), que apresenta menos reações adversas quando comparada à versão de células inteiras (DTPw).
Desde a atualização do PNI, o esquema da vacina contra poliomielite é feito exclusivamente com a vacina inativada (VIP) com o esquema de doses nos 2, 4 e 6 meses. Reforço aos 15 meses.
Uma das maiores novidades do calendário de vacinação infantil é a preferência pelas vacinas pneumocócicas que ampliam significativamente a proteção contra doenças graves como pneumonia, meningite e sepse, sendo a VPC20 a alternativa mais completa. Esquema recomendado: 3 doses + 1 reforço.
A MenACWY passa a ser preferencial, por proteger contra quatro sorogrupos (A, C, W e Y). Importante aos pais saberem: os bebês que receberam apenas MenC podem complementar com MenACWY.
Com um calendário cada vez mais completo e individualizado, ter um parceiro de confiança para acompanhar seu bebê mês a mês dando o suporte para que todas as datas sejam respeitas é uma ajuda e tanto.
Conhecer o calendário de vacinação dos bebês em 2026 é estar bem informado. Fale com a nossa equipe de atendimento e saiba como manter o calendário vacinal do seu bebê sempre em dia, no conforto da sua casa.
Assine nossa Newsletter
O que é preciso fazer para se proteger contra a Gripe K?
29 de janeiro de 2026
Leia mais
Pegue uma praia sem pegar virose seguindo essas dicas
22 de janeiro de 2026
Leia mais
Calendário de Vacinação Infantil 2026: Protegendo os baixinhos até 10 anos com Amor
21 de janeiro de 2026
Leia mais
Crianças imunizadas e férias seguras: guia completo para cuidados no verão
15 de janeiro de 2026
Leia mais
Atendimento via Whatsapp
