A gestação é um momento especial na vida de toda família, também é um momento onde é importante ter informações de saúde de qualidade, para melhor proteção do bebê quanto da mãe. A vacinação durante a gestação é indispensável para um cuidado completo, tanto da mãe quanto do filho.
Durante toda a gestação, o sistema imunológico do bebê ainda está em desenvolvimento e ainda não é capaz de produzir anticorpos por conta própria. Nessa fase, são os anticorpos da mãe que irão lhe proteger. Essa proteção através de anticorpos acontece na placenta e depois também através da amamentação, até que ele tenha idade suficiente para ser vacinado e desenvolver seus próprios anticorpos.
A imunização nessa fase é importante para prevenir doenças infecciosas que poderia exigir internação hospitalar para tratamento ou então que necessite de medicamentos que são contra-indicados na gestação. Algumas dessas medicações podem prejudicar o bebê, provocando malformações congênitas ou causando danos ao processo de gestação, como abortos, nascimento prematuro, baixo desenvolvimento intra-uterino, etc. A vacina entra com grande aliada ao prevenir esse tipo de situação.
No entanto, é preciso ficar atenta, pois nem toda vacina é permitida durante a gravidez. Algumas só podem em situações especiais e outras, podem ser contra indicadas. Por isso, é importante se consultar com um médico obstetra para que ele possa avaliar cada caso.
A Sociedade Brasileira de Imunização recomenda a imunização das gestantes com as seguintes vacinas: