O Rotavírus é um dos principais causadores de doenças diarreicas agudas no mundo.
“Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção por rotavírus. No entanto, a gastroenterite, ou seja, a manifestação clínica, é mais prevalente em crianças menores de cinco anos. Recém-nascidos normalmente têm infecções mais leves ou assintomáticas, provavelmente devido à amamentação e aos anticorpos maternos transferidos pela mãe.”
Ministério da Saúde
A transmissão do Rotavírus se dá pelo contato via fecal-oral entre pessoa para pessoa ou pelo contato com alimentos ou objetos infectados. Ademais, os sintomas mais frequentes dessa doença são a diarréia intensa e febre alta. Além disso, em sua forma mais grave, os infectados pelo Rotavírus podem apresentar uma forte desidratação, vindo até a óbito.
Em pesquisa realizada em 2022 pela OMS em parceira com a Fiocruz, foram evidenciadas cerca de 200 mil mortes de crianças são registradas todos os anos ao redor do mundo.
Como se prevenir?
A prevenção do Rotavírus é viabilizada por meio da vacinação de crianças a partir do segundo mês de vida e está no pacote das vacinas dos seis meses (1 dose aos 2, 4 e 6 meses).
Dessa forma, aqui na Nina Saúde você encontra a vacina contra o Rotavírus para intensificar a proteção daqueles que você ama.
A vacina é composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos” (atenuados). Além da vacina, você pode adotar outras medidas de prevenção! Procure sempre lavar bem as mãos e higienize os alimentos de maneira correta antes de comer.
Confira algumas Indicações
Bebês de 6 semanas a 8 meses e 0 dias. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias. Atente-se, pois não respeitar esta agenda pode gerar consequências graves à criança.
Saiba como cuidar melhor da sua saúde e da sua família: Confira outros artigos publicados em nosso blog e tenha acesso a informação de qualidade!