
27 de junho de 2023
O Rotavírus é um dos principais causadores de doenças diarreicas agudas no mundo.
“Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção por rotavírus. No entanto, a gastroenterite, ou seja, a manifestação clínica, é mais prevalente em crianças menores de cinco anos. Recém-nascidos normalmente têm infecções mais leves ou assintomáticas, provavelmente devido à amamentação e aos anticorpos maternos transferidos pela mãe.”
Ministério da Saúde
A transmissão do Rotavírus se dá pelo contato via fecal-oral entre pessoa para pessoa ou pelo contato com alimentos ou objetos infectados. Ademais, os sintomas mais frequentes dessa doença são a diarréia intensa e febre alta. Além disso, em sua forma mais grave, os infectados pelo Rotavírus podem apresentar uma forte desidratação, vindo até a óbito.
Em pesquisa realizada em 2022 pela OMS em parceira com a Fiocruz, foram evidenciadas cerca de 200 mil mortes de crianças são registradas todos os anos ao redor do mundo.
A prevenção do Rotavírus é viabilizada por meio da vacinação de crianças a partir do segundo mês de vida e está no pacote das vacinas dos seis meses (1 dose aos 2, 4 e 6 meses).
Dessa forma, aqui na Nina Saúde você encontra a vacina contra o Rotavírus para intensificar a proteção daqueles que você ama.
A vacina é composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos” (atenuados). Além da vacina, você pode adotar outras medidas de prevenção! Procure sempre lavar bem as mãos e higienize os alimentos de maneira correta antes de comer.
Bebês de 6 semanas a 8 meses e 0 dias. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias. Atente-se, pois não respeitar esta agenda pode gerar consequências graves à criança.
Saiba como cuidar melhor da sua saúde e da sua família: Confira outros artigos publicados em nosso blog e tenha acesso a informação de qualidade!
Assine nossa Newsletter
Vacina contra o HPV reduz até 58% dos casos de câncer de colo do útero no Brasil
11 de dezembro de 2025
Leia mais
Vacinas VSR para idosos são realmente seguras?
11 de dezembro de 2025
Leia mais
Tive episódio de herpes-zóster. Quando devo me vacinar?
5 de dezembro de 2025
Leia mais
Trivalente ou tetravalente: qual imunização contra influenza você deve tomar?
3 de dezembro de 2025
Leia mais
Atendimento via Whatsapp
