Vacinar contra coqueluche

Por que Toda Gestante Deve se Vacinar Contra a Coqueluche?

Bem-vinda a mais um artigo do nosso blog da gestante imunizada! Hoje nosso time de especialistas em imunização durante a gravidez quer alertar você, futura mamãe, sobre um tema sério e que tem chamado a atenção das autoridades de saúde no mundo inteiro!

A coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa, é causada por uma bactéria e pode ser especialmente perigosa para recém-nascidos e bebês pequenos. Considerada uma das infecções imunopreveníveis mais sérias para os lactentes, a coqueluche pode levar a complicações graves, como pneumonia e até mesmo morte.

Coqueluche: Importância da Vacinação para Gestantes

A vacinação na gravidez deve ocorrer idealmente a partir da 20ª semana, conforme o calendário vacinal da gestante, e visa não só proteger apenas a mãe, mas, também, conferir imunidade temporária ao bebê durante os primeiros meses de vida. 

É importante frisar que essa vacina é uma proteção direta aos bebês, a primeira dose da vacina contra coqueluche para bebês deve ser administrada aos 2 meses de idade. O esquema vacinal completo inclui doses adicionais para bebês aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 meses e aos 4 anos.

Já em adultos, a coqueluche pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves, como tosse seca e febre baixa, muitas vezes confundidos com um resfriado comum. No entanto, mesmo sem sintomas evidentes, adultos podem transmitir a doença aos bebês vulneráveis – o que torna a vacinação da gestante e do bebê imprescindíveis. 

Cobertura Vacinal Contra a Coqueluche na Gestação está Abaixo do Esperado em Vários Estados  

A cobertura vacinal para a vacina indicada para gestantes, no caso a DTPa, que protege contra diversas doenças, incluindo a coqueluche, está abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, especialmente para os bebês nos reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Em 2024, diversas cidades brasileiras identificaram casos confirmados de coqueluche, alguns estados como São Paulo estão lidando com surtos da doença. A transmissão ocorre através de gotículas respiratórias, enfatizando a necessidade de medidas preventivas como o uso de máscaras, higienização das mãos e cuidados ao tossir e espirrar. A gestante imunizada, ainda assim, precisa estar atenta a essas medidas preventivas. 

A vacinação contra a coqueluche protege as gestantes e puérperas, mas também contribui significativamente para a saúde pública, reduzindo o risco de transmissão para os bebês vulneráveis. Garantir que todas as gestantes se vacinem é fundamental para criar uma rede de proteção eficaz contra essa doença potencialmente grave.

Para mais informações sobre como se vacinar contra a coqueluche durante a gestação, consulte o nosso time de especialistas da Nina Saúde!

Conforto com Dedicação e Cuidado na Imunização da Gestante: Conheça a Nina Saúde

A Nina Saúde é a empresa número um da gestante imunizada! Isso porque temos uma ampla disponibilidade de horários para que você agende a visita da nossa equipe 100% humanizada altamente treinada e capacitada para atender futuras mamães.

Oferecemos vacinas para gestantes em Vitória e Colatina sem cobrar taxas de deslocamento e com valores inferiores aos dos nossos concorrentes.

E isso não é privilégio das gestantes capixabas. Oferecemos este mesmo conceito de economia e comodidade oferecendo as vacinas para gestantes em Goiânia.

Agendamos a sua vacinação domiciliar inclusive aos finais de semana. Muitas de nossas clientes aproveitam essas datas por serem mais tranquilas e é o que acontece bastante com a vacinação para gestantes em Florianópolis!

Agora a Nina Saúde também está disponível para famílias do Distrito Federal com uma ampla gama de imunizantes para gestantes de Brasília com o mesmo carinho e dedicação que nos transformaram na empresa de vacinação domiciliar que mais cresce no Brasil!

Só falta você chamar a Nina e garantir uma gestação imunizada e tranquila!

 

Revisado por Dr. Bil Randerson Bassetti

CRM-ES 10.268 / RQE-ES 8336

CRM-GO 30.713 / CRM-SC 36.916

Assine nossa Newsletter

plugins premium WordPress