Meningite: os surtos devem preocupar sua programação de final de ano?

18 de novembro de 2025

Meningite: os surtos devem preocupar sua programação de final de ano?

Com o final do ano chegando, muitas famílias planejam viagens para visitar parentes ou tirar férias. Mas, em 2025, o Brasil vive um momento de atenção reforçada: há alertas de surtos de meningite, o que torna importante conversar sobre os riscos e como se prevenir com segurança. Segundo dados oficiais, foram confirmados cerca de 1.980 casos de meningite até abril de 2025


O que é a meningite e por que ela preocupa


A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou outros microrganismos. No Brasil, a doença é considerada endêmica: há casos o ano todo, mas surtos bacterianos podem aparecer de forma pontual e exigem atenção especial. 


A meningite bacteriana é especialmente preocupante pela sua gravidade e rapidez de evolução. No Rio Grande do Sul, por exemplo, já foram confirmados dois surtos em 2025: um por sorogrupo B e outro por sorogrupo Y. 


A vacina é a sua melhor aliada (e da sua família)


Vacinar-se é a forma mais eficaz de prevenir a meningite. As autoridades de saúde reforçaram recentemente o calendário: agora, crianças de 12 meses recebem a dose de reforço da vacina meningocócica ACWY, que protege contra os principais sorogrupos da bactéria 


Também vale lembrar que muitos dos casos graves de meningite bacteriana foram identificados entre crianças e idosos, então manter a vacinação em dia é realmente fundamental. 


 Será que viajar pelo Brasil agora é arriscado?


Aqui está o ponto de equilíbrio: não precisamos entrar em pânico, mas é essencial estar bem informado. Veja o que considerar:


O alerta existe, especialmente em algumas regiões, mas o risco para viajantes não vacinados pode ser reduzido muito por meio da imunização.


Medidas preventivas devem fazer parte do seu dia a dia, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ajuda a evitar a transmissão de muitos agentes infecciosos. Este gesto simples pode fazer uma grande diferença.


Se alguém da família apresentar febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos ou manchas na pele, procure atendimento médico imediatamente. A meningite exige diagnóstico rápido.


Faça uma consulta com profissionais de saúde para checar se a caderneta de vacinação de toda a família está atualizada. Para quem viaja com crianças, isso é especialmente importante.


Como a Nina Saúde pode ajudar na proteção da sua família


Nosso maior objetivo é cuidar de quem você ama com carinho e segurança, sem complicações. Por isso, oferecemos vacinação domiciliar sem custos de deslocamento nem pegadinhas, ideal para quem quer evitar deslocamentos e desejar economizar sem abrir mão de um atendimento de excelência


Nossa equipe está apta para revisar toda a caderneta e garantir que doses como a da meningocócica ACWY sejam administradas se ainda não estiverem.


Viajar em família é um momento de alegria e conexão e a saúde faz parte disso. Tomar medidas preventivas, como vacinar e se manter informado, é um ato de amor profundo.


Em tempos de alerta como agora, o cuidado se torna ainda mais essencial. 

Atendimento via Whatsapp

whatsapp logo