16 de julho de 2025
Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, e quando falamos em prevenção, informação é o primeiro passo.
Neste guia, vamos conversar de forma clara e direta sobre a Hepatite A: uma doença silenciosa, mas que pode ser evitada com atitudes simples, sendo a mais importante delas a vacinação.
Se você é mãe, pai, cuidador ou simplesmente alguém que se preocupa com a própria saúde, este conteúdo é pra você. Fique até o final para entender tudo sobre essa doença!
A Hepatite A é uma inflamação no fígado causada por um vírus que, na maioria dos casos, é transmitido por água ou alimentos contaminados.
É mais comum em crianças, mas pode afetar qualquer pessoa. Muito embora ela tem tratamento e, principalmente, pode ser prevenida com vacina.
Em muitos casos, a Hepatite A não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando surgem, podem ser confundidos com uma virose comum: febre baixa, cansaço, mal-estar, dor abdominal, enjoo... Só depois aparecem sinais mais específicos, como olhos amarelados e urina escura.
Vacinar é uma forma de cuidar com antecedência, de proteger não só a si mesmo, mas também quem está ao nosso redor, especialmente os mais vulneráveis, como crianças pequenas e idosos.
O imunizante contra Hepatite A faz parte do calendário infantil vacinação e, segundo da Sociedade Brasileira de Imunizações é recomendada principalmente para:
• Crianças a partir de 12 meses;
• Pessoas com doenças crônicas no fígado; inclusive portadores do vírus da hepatite C e portadores crônicos do vírus da hepatite B;
• Imunossuprimidos e pacientes com distúrbios de coagulação ;
• Viajantes para áreas de risco e/ou com maior exposição a alimentos e água contaminada;
• Pessoas HIV positivo.
Medidas profiláticas também são muito eficazes, por isso vale ficar de olho na higiene e cuidados no dia, são hábitos simples e que fazem diferença na prevenção:
• Lave bem as mãos antes de comer ou preparar alimentos;
• Consuma água filtrada ou fervida;
• Mantenha os alimentos sempre bem higienizados;
• Evite o consumo de alimentos crus de procedência duvidosa.
A Hepatite A pode até ser invisível, mas a nossa prevenção precisa ser visível e constante.
Se você está em dúvida se deve ou não tomar, conversar com um profissional de saúde é o melhor caminho.
Na Nina Saúde, oferecemos vacinação domiciliar contra Hepatite A em diversas cidades, com todo o cuidado e acolhimento que esse momento merece.
O conforto de se vacinar em casa
Qual destes motivos é a sua desculpa para adiar a vacinação: falta de tempo, medo de agulha ou a distância para se imunizar?
Com o atendimento humanizado de vacinação em domicílio da Nina Saúde, tudo fica mais fácil: você recebe a dose em casa, no seu tempo, com segurança técnica e empatia da nossa equipe 100% humanizada no atendimento.
Aproveite a campanha do julho amarelo para colocar suas vacinas contra a hepatite em dia, com praticidade e economia.
Com empatia, informação e cuidado, a gente pode prevenir mais do que doenças: podemos fortalecer vínculos e promover bem-estar.
Conte com a Nina Saúde. Vacinar em casa é mais fácil, mais seguro e mais acolhedor.
Assine nossa Newsletter
Guia Completo: Abrysvo 2025 – Tudo sobre a opção de prevenção contra a bronquiolite para gestantes, bebês e idosos
25 de julho de 2025
Leia mais
Julho Amarelo: Guia completo para a prevenção da Hepatite B
22 de julho de 2025
Leia mais
Como ajudar o vovô e a vovó a não se esquecerem das vacinas?
18 de julho de 2025
Leia mais
Doenças respiratórias: o que está por trás do aumento de casos no Brasil?
10 de julho de 2025
Leia mais
Atendimento via Whatsapp