Pneumocócica 15 Valente – Vaxneuvance

R$340,00

Protege contra pneumonias e otites 

Descrição

Sobre

O Pneumococo é uma bactéria extremamente comum na comunidade e pode causar doenças em diversos órgãos, como otites, pneumonia e meningites. A vacuna pneumocócica conjugada 13-valente (VPC 13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. Para adultos, além de prevenir estas infecções, ainda reduz o status de carreador, nas vias aéreas, reduzindo o risco de transmissão intradomiciliar. Idosos, que ficam mais vulneráveis ao pneumococo perda progressiva da imunidade (imunossenescência), também se beneficiam muito da vacinação rotineira contra o pneumococo. Tratam-se de vacinas inativadas, portanto não têm como causar as doenças.

Como o tempo de imunidade oferecido por esta vacina é menor que das outras (Pneumo 13 e 15), ela está indicada de forma rotineira para adultos acima de 60 anos. Para crianças a partir dos 2 anos e adolescentes com problemas de saúde, como: diabetes, doenças cardíacas, doenças respiratórias, naquelas sem o baço, além de conidções que interfiram na imunidade, há indicação de vacinação. Crianças e adolescentes saudáveis não precisam receber rotineiramente esta vacina.

Indicações

Entre 2 meses e 6 anos, deve ser dada rotineiramente aos 2, 4 e 6 meses, além do reforço entre 12 e 15 meses. O esquema pode variar com a idade de início do esquema de doses.

Reações adversas mais comuns

Os efeitos mais vistos, são: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento). Menos comumente: diarréia, vômitos, erupção cutânea, febre acima de 39°C. Entre 0,1% e 1% são acometidos por choro persistente, convulsões, urticária, reação local intensa.

Contra-indicações

A contraindicação é apenas reação anafilátia a dose anterior ou a algum componente da vacina.

 

 

O Streptococcus pneumoniae apresenta diversas variantes e a vacina vem evoluindo conforme elas avançam. Como uma vacina que complementa as vacinas conjugadas 13 e 15 valente, o esquema deve iniciar com elas e ter os sorotiopos complementados pela Pnumo 23. Além disso, ela não elimina o Pneumococco das narinas (Status de carredor).