Protege contra a febre amarela, doença hemorrágica muito grave e endêmica em todo o Brasil, e outros países tropicais. Ela é chamada de “hemorrágica” pois causa uma inflamação intensa nos vasos sanguíneos e uma hepatite tão intensa, que pode levar a falência do fígado. Assim como Dengue, a febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos, em sua maioria de ambiente silvestre (matas), mas com alto potencial de urbanização. Como o Brasil é considerado endêmico para a febre amarela, alguns países só permitem a entrada de viajantes brasileiros que apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) com registro de dose aplicada no mínimo 10 dias da viagem.
Crianças a partir de 9 meses (eventualmente a partir dos 6 meses), adultos e adolescentes nunca vacinados. Viajantes. https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=CMd8D9wZbAY
Vacina subcutânea com seringa individual. Elaborada a partir de vírus vivo atenuado, cultivado em ovo de galinha. Para crianças de até 4 anos, são 2 doses: 1 com 9 meses e outra aos 4 anos. Acima de 5 anos, dose única.
Manifestações gerais, como febre, dor de cabeça e muscular são os eventos mais frequentes, mas outras reações como: dor no local da aplicação, erupções cutâneas e alergias (em especial quem já tem alergia a ovo).
Crianças abaixo de 6 meses de idade, Pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação, Pacientes que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina, Mulheres amamentando bebês com até 6 meses. Se a vacinação não puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por 10 dias, Pacientes submetidos a transplante de órgãos. Apesar de não ser uma contra-indicação, deve haver precaução: Pessoas vivendo com HIV/Aids, assintomáticas e que apresentem o LT-CD4 < 350 células/mm3; após término de tratamento com quimioterapia; gestantes, pessoas submetidas a transplante de células tronco hematopoiéticas. Anafilaxia a dose anterior ou alergia grave a ovo podem contra indicar a vacinação.