Gestante vão passar por diversas transformações na fisiologia do seu corpo durante o desenvolvimento do bebê e, sem dúvidas, as demandas energéticas do seu corpo aumentam gradativamente. Mesmo sem ter anemia, algumas gestantes tendem a baixar seus estoques de ferro (que podem ser medidos pelo ferritina, por exemplo) e com isso, precisarem de reposição, evitando que a anemia se instale de fato. Além disso, a demanda gerada pelo binômio mãe-bebê pode exigir da gestante maiores aportes de oxigênio e nutrientes, o que é possível com os glóbulos vermelhos. A “reposição de ferro” atua diretamente na produção desses glóbulos e, com isso aumentando a possibilidade de ofertas à mamãe e ao bebê.
Conforme prescrição médica (precisa de receita). Mas atua na prevenção ou no tratamento da anemia. Importante ressaltar que o Ferinject® atua de forma diferente dos outros “ferros” orais ou venosos. Ele atua diretamente na medula não só levando mais ferro, mas também aumentando a avidez e estimulando as células precursoras a captar ao máximo o “ferro” oferecido. Outros produtos apenas entregam “mais ferro” e boa parte dele fica subutilizado. Por isso, de um modo geral, uma ampola de Ferinject® se equivale por 6 a 8 ampolas de Noripurum®, por exemplo.
Diluído e infundido de forma endovenosa (na veia).
Desconforto nas costas, ossos e articulações, dor no local da infusão, pequena mancha no local da infusão. Sensação de ardência durante a infusão. Reação alérgica.
Alergia a infusão anterior. Anemias não causadas por deficiência de ferro, paciente com risco de sobrecarga de ferro.