Em meio à epidemia de dengue que assusta o Brasil em 2024, é crucial que você, gestante, esteja especialmente atenta aos riscos e cuidados necessários para proteger sua saúde e a do bebê em desenvolvimento. As mudanças hormonais e imunológicas durante a gravidez tornam você mais vulnerável a complicações decorrentes da dengue. Por isso, nossa equipe de especialistas em imunizações para gestantes decidiu escrever este artigo como forma de informá-la e alertá-la para os cuidados especiais para a gestante contra a dengue.
Tratamento da Dengue durante a Gravidez: Repouso e Hidratação
Ao suspeitar de dengue durante a gravidez, repouso e hidratação são essenciais para você. Os sintomas geralmente se dissipam em até 10 dias, enquanto seu corpo combate o vírus. Mas não pare por aqui, na suspeita de dengue durante a gestação é mais que recomendado que procure um médico para orientações sobre analgésicos e antitérmicos seguros durante a gestação, evitando medicamentos como aspirina, ibuprofeno ou nimesulida.
Estes medicamentos devem ser evitados não apenas pela gestante, mas por todas as pessoas que estejam com suspeita de dengue. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), ácido acetilsalicílico (aspirina) e corticosteroides podem aumentar o risco de sangramento e complicar a doença, podendo levar à síndrome de choque da dengue, uma condição potencialmente fatal.
Riscos da Dengue Para a Gestante: Hipertensão Gestacional e Dengue Congênita
Ainda não há um consenso científico definitivo sobre os motivos precisos pelos quais as gestantes estão mais suscetíveis a complicações da dengue. No entanto, sabe-se que imunidade durante a gestação passa por um período de grande vulnerabilidade, no qual o corpo passa por uma série de adaptações para acomodar e proteger o feto em desenvolvimento. Mudanças hormonais e imunológicas que tornam a gestante propensa a complicações de diversas doenças, incluindo a dengue. E é por isso que nós cuidamos com muita atenção e carinho da saúde imunológica das gestante por meio de vacinas indicadas na gravidez.
O sistema imunológico durante a gravidez pode não ser tão eficaz na defesa contra o vírus da dengue, o que pode resultar em uma resposta mais exacerbada do corpo à infecção. Isso pode desencadear uma série de complicações, incluindo a síndrome de choque da dengue, uma condição grave que pode levar à falência de órgãos e, em casos extremos, o óbito.
Além disso, o vírus da dengue pode desencadear hipertensão gestacional, uma condição caracterizada pelo aumento da pressão arterial durante a gravidez. Isso representa um risco adicional para a saúde da mãe e do bebê, exigindo monitoramento cuidadoso e intervenções médicas adequadas para garantir uma gestação segura.
Em estágios finais da gravidez, o vírus da dengue também pode levar à dengue congênita, uma condição na qual o bebê nasce infectado com o vírus. Isso ocorre quando a gestante é infectada próximo ao momento do parto, permitindo que o vírus seja transmitido para o bebê durante o nascimento. A dengue congênita pode resultar em uma série de complicações para o recém-nascido, incluindo problemas de saúde graves o que também pode colocar a vida dele em risco.
Medidas de Proteção contra o Mosquito: Prevenção para a Gestante é a Chave
Não custa lembrar a receita para diminuir a proliferação do mosquito da dengue: evitar água parada, usar mosquiteiros, telas nas janelas e repelentes seguros são as medidas cruciais para prevenir a picada do mosquito Aedes aegypti, especialmente para você, gestante.
Mas e a Vacina Para a Gestante? As grávidas devem se vacinar contra a dengue?
Infelizmente alguns grupos, incluindo as gestantes, não podem receber as novas vacinas contra a dengue. Isso ocorre por conta do método de fabricação do imunizante que utiliza vírus vivos atenuados na composição das vacinas.
Potencialmente imunizantes deste tipo podem representar riscos durante a gravidez, uma vez que podem permanecer circulando no seu sangue por algumas semanas após a aplicação e não devem estar presentes no seu organismo durante ou logo após a gestação. Lactantes também não podem se imunizar com essa vacina pelos mesmos motivos.
Priorizando a Sua Saúde Materna e Infantil
A proteção contra a dengue durante a gravidez não apenas resguarda a sua saúde, mas também a do seu bebê em desenvolvimento. Você, gestante, deve adotar medidas preventivas rigorosas e buscar assistência médica imediata ao suspeitar de dengue. Na Nina Saúde, estamos comprometidos em oferecer informações para seus cuidados e manutenção da sua imunidade durante a gestação, garantindo uma gestação tranquila e saudável em meio à epidemia de dengue.
Revisado por Dr. Bil Randerson Bassetti
CRM-ES 10.268 / RQE-ES 8336
CRM-GO 30.713 / CRM-SC 36.916