Se você está atenta aos nossos conteúdos do blog da gestante vacinada, já deve saber que a vacina contra HPV não faz parte do calendário vacinal da gestante e não é recomendada por conta de eventuais riscos para o bebê em formação.
A vacina contra o HPV é indicada para pessoas de 15 a 45 anos de idade de ambos os sexos. Pela SBIM, até os 19 anos está permitido duas doses da vacina de HPV com o intervalo de 6 meses entre elas. A partir dos 20 anos, devem ser feitas 3 doses – onde a orientação é de administrar a segunda dose 2 meses após a primeira e, a terceira, 6 meses após a primeira (0, 2 e 6 meses).
Pela quantidade de doses e os intervalos existentes, pode parecer uma situação inusitada – mas longe de ser irreal – uma mulher iniciar o esquema vacinal contra o HPV e descobrir uma gestação. E agora? A gestante vacinada já com uma ou duas doses contra o HPV deve fazer o que?
Pensando neste cenário, nossa equipe de especialistas em imunização de gestantes da Nina Saúde escreveu este artigo para trazer esclarecimento a você, gestante que já ama e cuida.
A Gestante Vacinada Com a Primeira ou Segunda Dose Contra o HPV Corre algum risco?
Sua saúde e do bebê é nossa prioridade número 1 e é por isso que a Nina saúde é a empresa de vacinação domiciliar da gestante número no cuidado e atenção para você!
Então, sem mais delongas, querida gestante, se você começou o esquema de vacinação contra o HPV e descobriu que está grávida, isso não é motivo de preocupação imediata.
A dose que você tomou não representa nenhum risco para você ou para o bebê. Mas é necessário interromper o esquema de vacinação a partir do momento que descobriu a gestação e se organizar, sim, para as doses previstas no calendário de vacinação da gestante.
Você deve aguardar e prover a gestação imunizada com as vacinas indicadas na gravidez e retomar o esquema vacinal contra a HPV após o nascimento do seu filho.
Continuando o Esquema de Vacinação Contra o HPV Após a Gestação
Futura mamãe é bom já estar ciente que não é preciso reiniciar o esquema de vacinação contra o HPV do zero. As doses que faltam serão aplicadas conforme o plano inicial, e as que você já tomou serão contabilizadas. Essa é a recomendação: completar o ciclo de vacinação contra o HPV após o período gestacional.
Outra dúvida que pode aparecer, agora falando especificamente da vacina contra o HPV, não necessariamente pensando interrupção da vacinação após descobrir a gestação: se você já completou o esquema da vacina quadrivalente e deseja mudar para a vacina nonavalente – que garante maior proteção – isso é possível e seguro.
Nossa equipe de especialistas em imunização para gestantes, também está apta para passar orientações sobre vacinas para todos os grupos. Inclusive para avaliar casos como estes.
A Proteção contra o HPV é Fundamental Para a Saúde da Mulher, Mas Durante a Gestação o Foco é na Vacinar Para proteger o Bebê!
A Nina Saúde é a empresa número um da gestante imunizada! Isso porque temos uma ampla disponibilidade de horários para que você agende a visita da nossa equipe 100% humanizada altamente treinada e capacitada para atender futuras mamães.
Oferecemos vacinas para gestantes em Vitória e Colatina sem cobrar taxas de deslocamento e com valores inferiores aos dos nossos concorrentes.
E isso não é privilégio das gestantes capixabas. Oferecemos este mesmo conceito de economia e comodidade oferecendo as vacinas para gestantes em Goiânia.
Agendamos a sua vacinação domiciliar inclusive aos finais de semana. Muitas de nossas clientes aproveitam estas datas por serem mais tranquilas e é o que acontece bastante com a vacinação para gestantes em Florianópolis!
Agora a Nina Saúde também está disponível para famílias do Distrito Federal com uma ampla gama de imunizantes para gestantes de Brasília com o mesmo carinho e dedicação que nos transformaram na empresa de vacinação domiciliar que mais cresce no Brasil!
Só falta você chamar a Nina e garantir uma gestação imunizada e tranquila!
Revisado por Dr. Bil Randerson Bassetti
CRM-ES 10.268 / RQE-ES 8336
CRM-GO 30.713 / CRM-SC 36.916